Fantasticontos, escritos e literários

Blog para contos de ficção científica, literatura fantástica e terror

RESENHA de Raquel Brabec Ribeiro Chave – Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)


admiravel-mundo-novo

Admirável Mundo Novo é um clássico da ficção científica que inspirou vários outros escritores da linha. A obra nos mostra uma sociedade do futuro evoluída para brincar de Deus. Bebês não são mais concebidos naturalmente, mas são gerados em provetas. Suas características são moldadas por cientistas no momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo. Aquele bebê será um futuro Alpha, a mais alta classe de seres humanos? Ou um deformado Epsilão, a criatura designada para os trabalhos mais pesados que sustentam a base dessa sociedade?

A sacada da estabilidade dessa sociedade é genial – você é feliz em sua “casta”, ou “classe”. Você trabalha em fornos aquecidos em temperaturas altas, mas é condicionado a ser feliz fazendo isso, inclusive possuindo uma resistência genética a esse tipo de trabalho. Você trabalha nos centros de reprodução, o que exige mais habilidade intelectual, e é igualmente feliz nessa tarefa. Ninguém questiona sua função, todos são felizes. O preço da felicidade geral é uma vida controlada desde antes do berço.

Caso algo saia do previsto, como uma tristeza repentina, sempre há o soma para livrar essas dores. Uma droga que te faz viajar e esquecer os dissabores, sem provocar efeito colateral.

Outros aspecto do livro é que a troca de parceiros é estimulada. Ficar muito tempo com a mesma pessoa é algo malvisto em Admirável Mundo Novo. “Todos são de todos, não deixe para amanhã o prazer que pode ter hoje!”.

Mas há algumas pessoas que não se encaixam nesse mundo. Essas pessoas pensam em liberdade, em ciência, sentem solidão, refletem sobre os propósitos da vida. Elas pensam diferente e representam um perigo à estabilidade cuidadosamente mantida. Especialmente quando entram em contato com os selvagens…

Muito interessante a abordagem do livro. Faz refletir sobre a construção da sociedade, sobre religião, felicidade, e outros assuntos que rendem horas de discussão. Um prato cheio para quem curte ficção científica!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 9 de abril de 2015 por em Contos.

A saga de um andarilho pelas estrelas

DIVULGAÇÃO A pedido do autor Dan Balan. Sinopse do livro. Utopia pós-moderna, “A saga de um andarilho pelas estrelas” conta a história de um homem que abandona a Terra e viaja pelas estrelas, onde conhece civilizações extraordinárias. Mas o universo guarda infinitas surpresas e alguns planetas podem ser muito perigosos. O enredo é repleto de momentos cômicos e desconcertantes que acabam por inspirar reflexões sobre a vida e a existência. O livro é escrito em prosa em dez capítulos. Oito sonetos também acompanham a narrativa. (Editora Multifoco) Disponível no site da Livraria Cultura, Livraria da Travessa, Editora Multifoco. Andarilho da estrela cintilante Por onde vai sozinho em pensamento, Fugindo dessa terra de tormento, Sem paradeiro certo, triste errante? E procurar o que no firmamento, Que aqui não encontrou sonho distante Nenhum outro arrojado viajante? Volta! Nada se perde com o tempo... “Felicidade quis, sim, encontrar Nesse vasto universo, de numerosas, Infinitas estrelas, não hei de errar! Mas ilusão desfez-se em nebulosas, Tão longe descobri tarde demais: Meu amor deste lugar partiu jamais!”

Divulgação

Bom dia.
Aproveito este espaço para divulgar o livro da escritora Melissa Tobias: A Realidade de Madhu.

- Sinopse -

Neste surpreendente romance de ficção científica, Madhu é abduzida por uma nave intergaláctica. A bordo da colossal nave alienígena fará amizade com uma bizarra híbrida, conhecerá um androide que vai abalar seu coração e aprenderá lições que mudará sua vida para sempre.
Madhu é uma Semente Estelar e terá que semear a Terra para gerar uma Nova Realidade que substituirá a ilusória realidade criada por Lúcifer. Porém, a missão não será fácil, já que Marduk, a personificação de Lúcifer na Via Láctea, com a ajuda de seus fiéis sentinelas reptilianos, farão de tudo para não deixar a Nova Realidade florescer.
Madhu terá que tomar uma difícil decisão. E aprenderá a usar seu poder sombrio em benefício da Luz.

Novo Desafio EntreContos

Oi pessoal, o site EntreContos - Literatura Fantástica - promove novos desafios, com tema variados sendo uma excelente oportunidade de leitura. Boa sorte e boa leitura.

Publique aqui.

Convidamos você que gosta de escrever contos e mini contos dos gêneros de ficção científica, literatura fantástica e terror a nos enviar seus trabalhos para serem publicados neste site, com os créditos ao autor, é claro.
PARTICIPE!

Divulgação

Prezados leitores e colegas. Faço uso do post para divulgar os trabalhos de nosso colega Luiz Amato no site Wattpad.

Literatura fantástica, ficção cientifica, terror

Espaço dedicado à escrita e leitura deste gênero literário.

Estatísticas do blog

  • 87,369 hits

Arquivos

Categorias

Publique aqui.

Convidamos você que gosta de escrever contos e mini contos dos gêneros de ficção científica, literatura fantástica e terror a nos enviar seus trabalhos para serem publicados neste site, com os créditos ao autor, é claro.
PARTICIPE!

Divulgação

Prezados leitores e colegas. Faço uso do post para divulgar os trabalhos de nosso colega Luiz Amato no site Wattpad.
%d blogueiros gostam disto: