Fantasticontos, escritos e literários

Blog para contos de ficção científica, literatura fantástica e terror

RESENHA – O caçador de andróides – Phillip K. Dick


O caçador de andróides – Phillip K. Dick

Este livro, de um dos mais renomados autores de ficção científica, passa em um futuro próximo, onde o planeta está contaminado, após um evento chamado pelo autor de guerra mundial términus, por um tipo de poeira radioativa tóxica.  As autoridades incentivam a imigração dos humanos restantes para outros planetas colônias.

Muitos dos habitantes têm como “animais de estimação” criaturas sintéticas, como ovelhas elétricas, tartarugas elétricas, dentre outros, devido à quase total aniquilação de espécies naturais. Um diálogo no início do livro mostra o absurdo de se viver em um planeta onde somos a única espécie viva, ou ainda onde existem raras espécies animais que valem verdadeiras fortunas, quanto mais raro o animal, mais status tem o seu proprietário, além disso ambientalmente o planeta está destroçado com os humanos vivem em megalópoles.

O personagem principal do conto chama-se Rick Deckard, um policial do tipo caçador de cabeças, volta ao trabalho substituindo outro que foi ferido por um andróide modelo nexus 6.

Ele vive um casamento estranho e só aceita voltar a sua profissão de caçador para arrumar dinheiro para comprar outro bicho de estimação. O personagem foi muito bem construído pelo autor que o transforma ao longo do conto de um policial frio e aparentemente sem princípios em um ser humano que aprecia a vida, qualquer que ela seja, mesmo sendo um andróide vindo de outro planeta colônia. Mas essa mudança de personalidade se dá devido ao encontro com os andróides da classe nexus 6 que são humanos quase perfeitos. Visualmente não tem como distingui-los de um humano normal.

No primeiro encontro ele “aposenta” o andróide sem muitos questionamentos. Então a coisa muda de figura quando conhece o segundo andróide, uma mulher bonita e talentosa. Ele é levado a uma falsa delegacia cheia de andróides de onde consegue escapar com o auxilio de um andróide caçador de recompensas que a principio não sabe o que ele é. Ambos vão atrás da segunda andróide e o outro caçador mata a mulher. Daí as mudanças na visão do personagem em relação aos seus algozes mudam. As mudanças se efetivam quando ele se apaixona por uma andróide chamada Rachel Rosen, também uma nexus 6 e tem um relacionamento sexual com ela. Ele é forçado a terminar o seu trabalho e retirara os outros três andróides que se encontram em um prédio velho nos arredores da cidade.

Este conto foi escrito na década de 1960 no século passado, onde ocorria mundo afora uma verdadeira revolução social, estendendo-se para a política e a economia das diversas nações. Isso influenciou muito o texto, mostrando as dificuldades do personagens nas relações humanas e nas relações controversas de ódio-amor com andróides, seus algozes.

É uma leitura agradável que não cansa, nos fazendo refletir sobre as dúvidas, vida relacionamentos do personagem.

Faz necessário comentar que o mesmo é diferente do filme realizado vinte anos depois que é hoje considerado Cult por todos os fans de ficção, devido às mudanças feitas pelo roteirista. O filme que é de qualidade excelente tem um final muito diferente da obra do autor, mas em hipótese alguma desmerece o filme.

Titulo: O caçador de andróides.  Em inglês: Do andróids dream of eletric sheep?

Tradução: Ryta Vinagre.     Editora Rocco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 6 de março de 2012 por em Resenhas e marcado .

A saga de um andarilho pelas estrelas

DIVULGAÇÃO A pedido do autor Dan Balan. Sinopse do livro. Utopia pós-moderna, “A saga de um andarilho pelas estrelas” conta a história de um homem que abandona a Terra e viaja pelas estrelas, onde conhece civilizações extraordinárias. Mas o universo guarda infinitas surpresas e alguns planetas podem ser muito perigosos. O enredo é repleto de momentos cômicos e desconcertantes que acabam por inspirar reflexões sobre a vida e a existência. O livro é escrito em prosa em dez capítulos. Oito sonetos também acompanham a narrativa. (Editora Multifoco) Disponível no site da Livraria Cultura, Livraria da Travessa, Editora Multifoco. Andarilho da estrela cintilante Por onde vai sozinho em pensamento, Fugindo dessa terra de tormento, Sem paradeiro certo, triste errante? E procurar o que no firmamento, Que aqui não encontrou sonho distante Nenhum outro arrojado viajante? Volta! Nada se perde com o tempo... “Felicidade quis, sim, encontrar Nesse vasto universo, de numerosas, Infinitas estrelas, não hei de errar! Mas ilusão desfez-se em nebulosas, Tão longe descobri tarde demais: Meu amor deste lugar partiu jamais!”

Divulgação

Bom dia.
Aproveito este espaço para divulgar o livro da escritora Melissa Tobias: A Realidade de Madhu.

- Sinopse -

Neste surpreendente romance de ficção científica, Madhu é abduzida por uma nave intergaláctica. A bordo da colossal nave alienígena fará amizade com uma bizarra híbrida, conhecerá um androide que vai abalar seu coração e aprenderá lições que mudará sua vida para sempre.
Madhu é uma Semente Estelar e terá que semear a Terra para gerar uma Nova Realidade que substituirá a ilusória realidade criada por Lúcifer. Porém, a missão não será fácil, já que Marduk, a personificação de Lúcifer na Via Láctea, com a ajuda de seus fiéis sentinelas reptilianos, farão de tudo para não deixar a Nova Realidade florescer.
Madhu terá que tomar uma difícil decisão. E aprenderá a usar seu poder sombrio em benefício da Luz.

Novo Desafio EntreContos

Oi pessoal, o site EntreContos - Literatura Fantástica - promove novos desafios, com tema variados sendo uma excelente oportunidade de leitura. Boa sorte e boa leitura.

Publique aqui.

Convidamos você que gosta de escrever contos e mini contos dos gêneros de ficção científica, literatura fantástica e terror a nos enviar seus trabalhos para serem publicados neste site, com os créditos ao autor, é claro.
PARTICIPE!

Divulgação

Prezados leitores e colegas. Faço uso do post para divulgar os trabalhos de nosso colega Luiz Amato no site Wattpad.

Literatura fantástica, ficção cientifica, terror

Espaço dedicado à escrita e leitura deste gênero literário.

Estatísticas do blog

  • 87,369 hits

Arquivos

Categorias

Publique aqui.

Convidamos você que gosta de escrever contos e mini contos dos gêneros de ficção científica, literatura fantástica e terror a nos enviar seus trabalhos para serem publicados neste site, com os créditos ao autor, é claro.
PARTICIPE!

Divulgação

Prezados leitores e colegas. Faço uso do post para divulgar os trabalhos de nosso colega Luiz Amato no site Wattpad.
%d blogueiros gostam disto: