Blog para contos de ficção científica, literatura fantástica e terror
Este livro, de um dos mais renomados autores de ficção científica, passa em um futuro próximo, onde o planeta está contaminado, após um evento chamado pelo autor de guerra mundial términus, por um tipo de poeira radioativa tóxica. As autoridades incentivam a imigração dos humanos restantes para outros planetas colônias.
Muitos dos habitantes têm como “animais de estimação” criaturas sintéticas, como ovelhas elétricas, tartarugas elétricas, dentre outros, devido à quase total aniquilação de espécies naturais. Um diálogo no início do livro mostra o absurdo de se viver em um planeta onde somos a única espécie viva, ou ainda onde existem raras espécies animais que valem verdadeiras fortunas, quanto mais raro o animal, mais status tem o seu proprietário, além disso ambientalmente o planeta está destroçado com os humanos vivem em megalópoles.
O personagem principal do conto chama-se Rick Deckard, um policial do tipo caçador de cabeças, volta ao trabalho substituindo outro que foi ferido por um andróide modelo nexus 6.
Ele vive um casamento estranho e só aceita voltar a sua profissão de caçador para arrumar dinheiro para comprar outro bicho de estimação. O personagem foi muito bem construído pelo autor que o transforma ao longo do conto de um policial frio e aparentemente sem princípios em um ser humano que aprecia a vida, qualquer que ela seja, mesmo sendo um andróide vindo de outro planeta colônia. Mas essa mudança de personalidade se dá devido ao encontro com os andróides da classe nexus 6 que são humanos quase perfeitos. Visualmente não tem como distingui-los de um humano normal.
No primeiro encontro ele “aposenta” o andróide sem muitos questionamentos. Então a coisa muda de figura quando conhece o segundo andróide, uma mulher bonita e talentosa. Ele é levado a uma falsa delegacia cheia de andróides de onde consegue escapar com o auxilio de um andróide caçador de recompensas que a principio não sabe o que ele é. Ambos vão atrás da segunda andróide e o outro caçador mata a mulher. Daí as mudanças na visão do personagem em relação aos seus algozes mudam. As mudanças se efetivam quando ele se apaixona por uma andróide chamada Rachel Rosen, também uma nexus 6 e tem um relacionamento sexual com ela. Ele é forçado a terminar o seu trabalho e retirara os outros três andróides que se encontram em um prédio velho nos arredores da cidade.
Este conto foi escrito na década de 1960 no século passado, onde ocorria mundo afora uma verdadeira revolução social, estendendo-se para a política e a economia das diversas nações. Isso influenciou muito o texto, mostrando as dificuldades do personagens nas relações humanas e nas relações controversas de ódio-amor com andróides, seus algozes.
É uma leitura agradável que não cansa, nos fazendo refletir sobre as dúvidas, vida relacionamentos do personagem.
Faz necessário comentar que o mesmo é diferente do filme realizado vinte anos depois que é hoje considerado Cult por todos os fans de ficção, devido às mudanças feitas pelo roteirista. O filme que é de qualidade excelente tem um final muito diferente da obra do autor, mas em hipótese alguma desmerece o filme.
Titulo: O caçador de andróides. Em inglês: Do andróids dream of eletric sheep?
Tradução: Ryta Vinagre. Editora Rocco