Blog para contos de ficção científica, literatura fantástica e terror
Ao Cair da Noite – Uma obra de Stephen King
O último livro de contos do “mestre do suspense”, onde ele nos brinda com treze contos que transitam desde o suspense clássico até o terror. Em “Willa” descreve um cenário post-mortem onde um rapaz busca sua noiva e a descobre em um bar a beira da estrada ouvindo musica country.
Em “A corredora” uma mulher é perseguida por um serial killer, só consegue escapar graças as suas habilidades atléticas. Em “As coisas que eles deixaram para trás” o autor nos brinda com uma eletrizante história sobre o famoso ataque de 11 de setembro – as torres gêmeas – com pertences dos mortos alucinam a vida do personagem até que ele os devolva aos familiares dos que morreram.
Em “Tarde de formatura”, um conto simples, mas interessante nos revela os últimos momentos de um grupo de pessoas que assistem horrorizadas à explosão de uma bomba nuclear na cidade próxima. Em “O gato do inferno” o terror aparece com força total quando um animal aparece na casa de um homem rico e idoso matando sua irmã e cunhada. Ele então decide se vingar do animal e contrata um assassino para dar cabo do bicho, só que as coisas não acabam muito bem.
No conto “N” o autor mostra o transtorno obsessivo compulsivo que aparece nos personagens após acharem pedras em uma clareira que lembra Stonehenge induzindo-os a contar sete ou oito pedras. Somando-se a isso, o local é uma passagem sobrenatural que deve ser guardada por eles para evitar que o mal a transponha.
Já no conto “Ayana” mostra o tema vida e morte onde um milagre acontece salvando uma vida através de um beijo, um toque que seja. Esse milagre é passado adiante em ocasiões especiais salvando pessoas aleatoriamente.
É um livro onde o autor mostra contos excelentes. Em um ou dois casos utiliza detalhes em demasia de determinado local, deixando-os enfadonhos. Mas nada que comprometa a qualidade literária da obra tornando este livro, sem duvidas mais uma de suas obras de arte.
Titulo: Ao cair da noite. Em inglês: Just after sunset
Tradução: Fabiano Morais. Editora Suma de letras