Blog para contos de ficção científica, literatura fantástica e terror
Opinião
Escrever contos já não é uma tarefa fácil, pois em geral, o autor coloca a prova toda a sua capacidade imaginativa. Qualquer que seja o estilo do conto: romance, policial, suspense, literatura fantástica, terror, ficção, escrever incensa a imaginação do autor, pois o mesmo tem que criar toda uma realidade paralela ao mundo real, criar personagens, motivações, enfim o enredo daquele momento que quer descrever.
A influencia recebida pelos autores de contos, qualquer que seja o estilo, de outros autores, de livros, de filmes, de musicas, mesmo que inconscientemente, molda aquele que escreve. Contos românticos, policiais, tem um apelo mais real, mais tangível. O autor pode se mirar no real e até mesmo descrever situações que são autênticas. No caso de quem escreve ficção científica é praticamente impossível não ser influenciado por nomes como Julio Verne, Isaac Asimov, Phillip K. Dick e nacionais com Alexandre Raposo, dentre outros, pois suas ideias brilhantes permanecem e influenciam para sempre aqueles que leem e são apaixonados por ficção. O mesmo se dá em filmes como o Enigma de Outro Mundo, Gattaca, Signals e muitos outros, trazendo às telas contos e ideias de autores anônimos.
Escrever ficção cientifica requer uma imaginação fora do comum, devendo o autor do conto relaxar e esperar fluir o conteúdo, dentro daquilo que se propôs escrever. É como achar uma pedra preciosa e tentar lapidá-la para que tenha seu valor maior. Muitas vezes os resultados obtidos são parecidos com alguns já existentes, a comparação é inevitável, afinal são aproximadamente um século e meio de contos e histórias de ficção científica escritas com milhares e milhares de exemplares escritos neste período.
Deve-se então procurar o inédito, da melhor maneira possível e colocá-lo por escrito na forma que preferir, seja em um conto curto ou em uma história complexa. O importante é o autor gostar do que escreveu, então poderá mostrar seu trabalho ao público em geral.